Saiba mais sobre:
BARATAS
Apesar de sua importância para o ecossistema, baratas são repulsivas e causam infestações perigosas
As baratas são uns dos insetos mais tenazes e resistentes do planeta. Quando você ouve falar que são pré-históricas, pode acreditar! Desde a época dos dinossauros elas colonizaram todos os ambientes habitáveis que puderam encontrar.
Como tudo na natureza, as baratas desempenham um papel importante de reciclagem. Um dado importante é que de milhares de espécies existentes, apenas 30 são consideradas pragas urbanas.
Como são altamente adaptáveis, elas encontraram os 4 A’s necessários para sua sobrevivência nas cidades: acesso, água, abrigo e alimento.
Se alimentam basicamente de qualquer lixo orgânico que encontram, como restos de comida, plantas murchas, animais em decomposição, etc. Melhor parar por aqui, pois a lista é longa e nem um pouco atraente!
Assim, nos centros urbanos, as baratas sempre tiveram a fama de repulsivas, pois habitam esgotos e outros ambientes insalubres.
Todo mundo sabe que as baratas convivem com lixo e transmitem doenças, por isso são perigosas. Quando você avista apenas uma em sua casa é uma correria para eliminá-la, pois ninguém quer correr o risco dela ficar passeando livremente.
Agora, imagine o perigo que uma infestação de baratas representa?
AS ESPÉCIES DE BARATAS MAIS COMUNS SÃO:
Barata de esgoto ou americana.
A barata de esgoto, como o próprio nome diz, é encontrada
em galerias de esgoto, lixos, caixas de gorduras e outros
locais similares. São grande e possuem asas, sendo
conhecidas também como baratas voadoras.
Barata francesinha ou alemã.
A barata francesinha localiza-se em restaurantes e locais
de processamento de alimento. Possui uma capacidade
de adaptação incrível, por esse motivo, pode não ser
fácil seu controle. Inseticidas não são páreos para as
baratas, que já não sucumbem com esse tipo de
produto químico. Possui hábitos noturnos e pode
ser vista no final de tarde procurando por comida.
Como uma fêmea da barata francesinha pode produzir até 45 ovos e em poucas semanas repetir o processo, dá para imaginar o problemão que você tem em mãos.
Ciclo de vida das baratas
As baratas têm um ciclo de vida básico que envolve três estágios: ovos, ninfas e adultas. As fêmeas adultas colocam até 45 ovos ao mesmo tempo, que são encapsulados em sua oteca, uma espécie de depósito em forma de feijão que fica presa a seu corpo.
Os ovos eclodirão entre 2-7 semanas, dependendo da espécie de barata, e ninfas irão surgir. Para as ninfas virarem adultas leva de 2 a 18 meses, dependendo da espécie e temperatura do ambiente.
A partir daí estão prontas para acasalar e produzir ovos.
Ao longo de 1 ano pode nascer 30 mil ninfas de apenas uma francesinha.