top of page

RATOS


Os ratos são mamíferos que transmitem sérias doenças ao homem e passam longe da imagem dos filmes
Se você pensar em rato nesse momento, vai lembrar do Jerry do Tom e Jerry, Stuart Little, Ligeirinho, Mickey, entre outros. São animais simpáticos, ágeis e espertos. Na vida real os ratos que são considerados pragas urbanas possuem as duas últimas características. De simpáticos não têm nada.
É até perigoso chegar próximo deles. Os ratos são transmissores de doenças como Hantavirose e Leptospirose.
Uma mordida de rato pode causar infecções sérias, sendo necessário tomar vacina ou soro antirrábico.
Existem cerca de 2.000 espécies de ratos, que representam 40% das espécies de mamíferos existentes. Cerca de 50 espécies são consideradas pragas urbanas no mundo todo, a maioria da família Muridae.
Existem 3 espécies principais que possuem relação sinantrópica com o homem: Ratazana, Rato de Telhado e Camundongo.

Os ratos são causadores de grandes danos econômicos para a indústria e empresas em geral. Segundo estimativas, danificam de 5 a 10 vezes mais do que consomem de alimentos.
Destroem cerca de 20% da produção mundial de grãos. Os danos podem se estender desde a produção até o armazenamento. Os galpões são locais que criam condições para ninhos de ratos pois possuem acesso, alimentos e abrigo.


Os ratos roem sem cessar pois seus dentes incisivos crescem sem parar!

 

Por esse motivo, podem causar acidentes perigosos, roendo fiações elétricas e provocando incêndios. É imprescindível realizar o controle dos ratos, após identificar os sinais de sua presença.
As ações de uma Controladora de Pragas, como ainda são conhecidas essas empresas de Saúde Ambiental, são mais do que uma questão de higiene ou segurança alimentar. Trata-se de promoção da saúde pública. É necessário o controlo de ratos para o equilíbrio do ecossistema. 

Ciclo de vida dos ratos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Esses animais são capazes de se reproduzir a partir do 3º mês de vida, e sua gestação dura em média de 19 a 22 dias. A média de filhotes por ninhada é de 10 a 12 e por volta de 14 a 24 horas depois do parto, o aleitamento é iniciado.
Ao nascer, seu peso é em torno de 1,5 g, seu sistema imunológico não é completo e carecem totalmente de pelos. De 9 a uma semana de vida vão adquirindo pouca pelagem, tendo seus olhos abertos e os dentes começando a aparecer.
A alimentação sólida desses animais só se inicia logo após 19 e 21 dias de idade. O tempo de vida médio dos roedores varia de acordo com sua espécie, enquanto a vida média das ratazanas é de 2 anos, a dos ratos de telhado é de 1 ano e meio e o camundongo vive aproximadamente 1 ano.

WhatsApp Image 2021-01-11 at 16.10.21.jp
Solicite um orçamento!

Obrigado pelo envio!

bottom of page